quinta-feira, 18 de março de 2010

PERUÍBE, DENGUE EM 2010 E UMA ANTIGA IDEIA QUE JÁ DEU CERTO.


Aviação agrícola é alternativa eficaz no combate à dengue

Sindicato das empresas do setor quer utilizar contra o Aedes aegypti a mesma técnica que, nos anos 70, acabou com surto de encefalite no litoral paulista. Sindag ainda espera autorização do Ministério da Sáude.


Com a chegada do verão, a preocupação com as doenças endêmicas, provocadas por mosquitos, como o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, cresce. O inseto prolifera-se principalmente dentro ou nas proximidades das habitações, em locais com acúmulo de água limpa. Uma solução eficaz para o problema existe. Há anos, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) vem demonstrando preocupação com o caso. Já lançou propostas ao Ministério da Saúde elencando as vantagens em utilizar as aeronaves agrícolas para o combate do transmissor. Acompanhe no texto abaixo as tratativas.


Mais de um ano se passou e o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) ainda aguarda uma resposta do Ministério da Saúde sobre a proposta de testar o uso de aviões no combate ao mosquito Aedes aegypti. Segundo o presidente do Sindag, Júlio Kämpf, a expectativa era de que houvesse um sinal verde do Ministério para se testar a técnica no surto ocorrido no começo de 2009 em alguns estados, principalmente na região nordeste. “Temos plena confiança em um teste com resultado positivo. Isso nos credenciará para, em seguida, adotar a técnica em larga escala”, complementa. O assunto foi, inclusive, debatido no Congresso Nacional de Aviação Agrícola (Congresso Sindag), realizado em junho do mesmo ano, em Cuiabá (MT)...

A ideia do sindicato é aplicar no Brasil uma técnica utilizada há mais de 30 anos na Hungria, nos Estados Unidos, em Cuba, na Colômbia, além de outros países. E que não é novidade por aqui. "Em 1975, o uso de aviões foi responsável pela extinção dos focos de mosquitos culex na região da Baixada Santista, em São Paulo", explica o assessor técnico do Sindag, engenheiro agrônomo Eduardo Araújo. Na época, com três aplicações em quatro semanas, a estratégia acabou com um surto de encefalite que assolava municípios como Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. A técnica não traz danos ao meio ambiente, comprovadamente.

Araújo explica que, basicamente, os aviões aplicariam por cima das casas o mesmo inseticida atualmente pulverizado por terra, em bombas acopladas sobre caminhonetes (os chamados fumacês) ou por equipamentos portáteis presos às costas de funcionários da Vigilância Sanitária. "Com a vantagem de atingir facilmente as áreas nos fundos das propriedades, terrenos baldios com muro e pontos de banhado e áreas de águas paradas afastadas das vias públicas (onde os fumacês muitas vezes não alcançam). Isso além do fator velocidade, já que, com o avião, os mosquitos não têm tempo de fugir da nuvem de produto." Outra vantagem adicional da rapidez é o tratamento de mais de quatrocentos quarteirões em apenas uma hora de voo explica o assessor técnico.

Segundo Júlio Kämpf, a principal preocupação do Sindag é o tempo necessário para montar uma ação-piloto, caso o governo federal resolva apostar na ideia. "Precisamos de pelo menos três meses. Temos de preparar o pessoal de terra, montar uma equipe de avaliadores, preparar o material de divulgação para explicar à população o que está acontecendo e até verificar se há no mercado produto suficiente para a pulverização contra o mosquito."

Quanto aos avaliadores, a proposta é montar um grupo com biólogos, entomólogos (especialistas em insetos), médicos e até ecologistas, com técnicos do sindicato aeroagrícola e do Ministério da Saúde. A equipe se encarregaria de observar as condições antes e depois das aplicações, nas áreas testadas por avião e por equipamentos terrestres. Se o comparativo entre as aplicações terrestres e aéreas confirmarem a eficácia, como confiamos, teremos de articular uma ação em massa para 2011.



Rejeição

A ideia dos aviões x mosquitos foi descartada em 2007 pelo Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica 75. Entre outras coisas, o Ministério alegava pelo documento que a aviação só seria aconselhada em casos de epidemia. Depois dos 249 mil casos de dengue e 164 mortes pela doença registradas no primeiro semestre de 2008, o Sindag voltou a insistir na proposta, rebatendo com números os argumentos da Nota do Ministério.

Números reforçados ano passado pelo surto registrado na Bahia, que teve aumento de 270% no número de casos em relação a 2008. Pelo menos 25 pessoas morreram, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado. De janeiro até a primeira semana de março do mesmo ano, por exemplo, foram notificados 21.407 casos da doença, contra 5.775 registrados no mesmo período de 2008.

Em 2010, a realidade não é diferente. De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de dengue no Brasil registrados nas primeiras seis semanas desse ano cresceram 109% em relação ao mesmo período de 2009. Foram registrados 108,64 mil casos, contra 51,87 mil no ano passado.

"Tivemos uma audiência em maio de 2008, com o ministro Temporão, que convidou o Sindicato a participar de reunião do grupo técnico do Programa Nacional de Combate à Dengue." O encontro ocorreu no mês de junho. "Expusemos nossos argumentos naquela reunião, o Comitê deliberaria posteriormente e uma resposta seria dada em breve. Ainda estamos no aguardo dela", explica o presidente do Sindag, Júlio Kämpf.

Custo-Benefício

A confiança do Sindag em sua proposta de combate à dengue baseia-se principalmente no custo-benefício. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, a aplicação de inseticida com equipamentos terrestres custa em média 19 centavos por residência. Valor que não leva em conta a aquisição dos equipamentos e dos veículos (o governo federal anunciou, no final de 2008, a compra de 270 nebulizadores costais motorizados, 200 kombis, 100 motocicletas, 40 pick-ups e 30 pulverizadores costais motorizados). Em contrapartida, o custo de aplicação por avião, conforme o Sindag, fica em 22 centavos por residência, sem necessitar a compra de equipamentos. "Some-se a isso as vantagens já mencionadas na extinção de mosquitos fora do alcance do equipamento terrestre", pondera Araújo.

Diferente da aplicação em lavoura, na qual o avião faz voos rasantes e deixa atrás de si uma esteira branca de defensivos, na aplicação contra mosquitos o quadro é outro. "Enquanto na lavoura se voa a quatro metros do solo, na aplicação contra mosquitos o avião sobrevoa a cidade a uma altitude de 40 metros. Quando ao produto aplicado, ele é quase invisível a olho nu", conta Júlio Kämpf. A dose de inseticida é da ordem de 400 mililitros de produto por cada 10 mil metros quadrados aplicado (aproximadamente um quarteirão).

A técnica de combate a dengue já foi demonstrada em agosto de 2008, no Congresso Sindag, ocorrido em Foz do Iguaçu, Paraná. Na ocasião, também foi feito o anúncio oficial do convênio entre a entidade e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para testar a aplicação, por aviões, de uso de inseticidas biológicos no combate a larvas de mosquitos. Neste caso, contra a malária e febre amarela. Entretanto, para o combate ao transmissor – mosquito adulto – da Dengue, ainda não há produtos biológicos disponíveis. “Há, porém, inseticidas químicos aprovados pelo Ministério da Saúde para essa finalidade”, relata Araújo.

De acordo com ele, a proposta do Sindag foi levada novamente ao Governo no último dia 17 de novembro, quando da reunião da Comissão Especial para assuntos de Aviação Agrícola, órgão interministerial que assessora o Governo federal, para traçar a política e diretrizes para o setor, presidida pelo Ministério da Agricultura. Agora espera-se um contato do Ministro da Agricultura com o Ministro da Saúde para remover os entraves para essa importante atuação da Aviação Agrícola.

Até o momento, não houve nenhuma resposta dos órgãos competentes. Enquanto isso, a doença prolifera-se em números assustadores e vitima cada vez mais pessoas em todo o território brasileiro. As informações são de assessoria de imprensa.

FONTE AGUA BOA NEWS

Ah, sim. Peruíbe já teve 42 casos oficiais de dengue.

Nenhum comentário: