segunda-feira, 22 de março de 2010

Codivar vai lutar por um CDP em Registro....e Peruíbe vai participar

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Vale do Ribeira (Codivar) decidiu reivindicar ao governo a construção de um Centro de Detenção Provisória (CDP), em Registro. O assunto foi debatido na reunião mensal do Consórcio, realizada na sexta-feira, 16 de abril. Na mesma reunião foram aprovadas a adesão do município de Peruíbe e a contratação de um secretário executivo.

O relato do delegado seccional de Registro, João Barbosa Filho, sobre os problemas que enfrenta nas cadeias localizadas nos cinco municípios sob seu comando, levou os prefeitos a aprovarem a luta pela construção de um Centro de Detenção Provisória (CDP) em Registro. Para isso, eles vão encaminhar ofício e agendar audiências com o governador José Serra e o secretário de Assuntos Penitenciários, Antonio Ferreira Pinto, para entregar documento formalizando a reivindicação.

Espelhando a realidade nacional, as cadeias do Vale do Ribeira enfrentam superlotação. Segundo Barbosa Filho, no ano passado foram presos 1200 pessoas e há apenas 280 vagas nas cadeias. Ele ressaltou ainda que a necessidade de deslocamentos para remoção de presos para outras regiões chega a mobilizar cinco policiais, que deixam áreas descobertas já que os efetivos das policiais civil e militar na região estão aquém das necessidades.

A prefeita de Registro, Sandra Kennedy, apoiou a construção do CDP ressalvando a necessidade de desapropriação de outra área (e não aquela, às margens da BR-116, reservada pelo governo para uma penitenciária).

Os prefeitos também aprovaram a proposta do prefeito Dinamérico Gonçalves Peroni, presidente do Consórcio, de contratação de um secretário executivo para dinamizar as ações da instituição. Dinamérico nomeou o ex-prefeito de Peruíbe, Màrio Omuro, para o cargo.

A prefeita Sandra Kennedy pediu apoio para que a CETESB licencie duas áreas em Registro para construção da Cefet e para as casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida. “Temos que ser mais enfáticos com os órgãos ambientais”, afirmou, incluindo também o IBAMA. Ela alertou que o município que não licenciar cascalheiras em 90 dias terá que fazê-lo pelo trâmite normal.

Também presentes à reunião o engenheiro João Sabino, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que falou sobre as patrulhas rodoviárias. Ana Lourdes Fideles de Oliveira, diretora do Departamento Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) entregou aos prefeitos um kit com cartilhas sobre os programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Também houve apresentação da Vector Engenharia e Sistemas de Automação Ltda.

Participaram também da reunião os prefeitos Merce Hojeije (Juquiá), Rosangela Rosário da Silva (Barra do Turvo), Déa Fátima Moreira da Silva (Miracatu), Aparecida Maschio (Juquitiba), Zetinho de Oliveira (Eldorado), Luiz Koga (Cajati), Sérgio Miashiro (Pedro de Toledo), Nilce Miashita (Sete Barras). Os prefeitos de Iporanga, Peruíbe e Cananéia enviaram representantes.

Fonte: Diário de Iguape


Comentário:
Me chama a atenção o fato de ter sido aprovada pelo Codivar a "adesão do município de Peruíbe"...que é "da baixada santista". É um município tão da baixada, está tão integrado e beneficiado por ser dessa região metropolitana, que com a construção de um CDP em Registro, ou seja, no VALE DO RIBEIRA, vai mandar detentos para lá !!! É a VALERIBEIRALIZAÇÃO em andamento.

Pois é, como somos desprestigiados no pedaço do litoral que SANTOS lidera. E o que sobra para as nossas autoridades é ter um mínimo de pragmatismo, e se aproximar dos nossos vizinhos lá do "outro lado", com os quais temos muitas similaridades. Vizinhos que nos tratam melhor, pois nos enxergam como iguais.

Acho que dá para ser otimista. Quem sabe Peruíbe participará da EXPOVALE  em 2011. Realismo faz bem.

5 comentários:

Marcelo disse...

Novidade quente! Conversei com uma grande rede interessada em se instalar em Peruíbe justamente por ter uma localização que possibilitaria atender Itanhaém e Vale do Ribeira, em especial Itariri, Toledo e Miracatu.

A própria rede, que nunca pisou na cidade reconhece isso, menos nossos políticos!

Marcelo disse...

Calçada e mureta danificadas durante ressaca na Ponta da Praia são reconstruídas
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=26188&idDepartamento=5&idCategoria=2

Em Peruíbe, já vai para uns 3 anos que a maré derrubou a mureta entre o Prédio Redondo e o Rio Preto. A desculpa é que falta autorização do IBAMA. Não demora muito para a maré engolir o aquário. Sem falar nas movimentações de areia com o vento, do lixo invadindo a praia e principalmente dos veículos que agora conseguem acessar a areia, o que é proibido.

PERUIBENSE LIVRE disse...

Pois é Marcelo, a nossa querida classe política continua fascinada com essa região metropolitana que vive PISANDO NA BOLA CONOSCO.

Mas não dá pra ficar contra essa tendência histórica, favorecida pelo deprezo com a qual Peruíbe costuma ser tratada por nossos "amigos" santistas. A notícia que eu postei demonstra essa mudança que descrevo, que não é uma idéia subversiva minha, pelo contrário. Trata-se de um fato, que a tua informação reforça.

Marcelo disse...

Estava aqui lembrando algumas frases Bargierísticas do Gilson, as quais mesmo eu sendo turista, pude vir ao vivo e a cores:

-"A lama negra vai ser a redenção de Peruíbe". Hoje, o Complexo está quase abandonado, não há tratamentos, no máximo uma máscara facial na temporada.

-"Assumo o compromisso de entregar duas marinas em Peruíbe: uma no costão e uma no Guaraú". Fizeram dois decks de madeira que a maré já está levando.

-"Aqui onde estamos acompanhando este concerto da Banda Municipal será entregue um novo prédio para a Banda, digno para os alunos e com espaço para apresentações". Até hoje o espaço continua lá, ao lado de um Espaço Cultural Chico Latim às moscas.

-"Um grande negócio para Peruíbe seria a implantação de uma passarela ecológica entre o Costão e a Prainha". Essa tem o apoio da Mongue!

Sem falar:
- No Rodeio;
- No Teleférico;
- Na criação de búfalos como alternativa econômica (!);
- No túnel futurista entre Veneza e Guaraú (quem sabe em 2150);
- No parque industrial para 30 indústrias não poluentes. (Ainda lembro dele comemorando o interesse de uma fábrica suíssa de canetas em se instalar aqui!)

Para refletir!

Marcelo disse...

Falando no Vale, é apenas uma impressão minha, ou Registro tá colocando as asinhas de fora? Sinto bons ares por lá!