sábado, 13 de fevereiro de 2010

Curitiba no Carnaval 2010: exemplo para uma Peruíbe decadente




Curitiba pode receber quase 70 mil turistas no carnaval
Foi-se o tempo quando a Capital ficava deserta nesta época do ano


Para o setor de turismo curitibano, carnaval significa trabalho. O feriado prolongado vem atraindo um bom número de visitantes, que cresce anualmente. As estatísticas do Instituto Municipal de Turismo mostram que, no ano passado, a cidade recebeu aproximadamente 65 mil turistas no Carnaval — três mil estrangeiros e 62 mil brasileiros — número que deve ser superado neste ano.

"Curitiba já não fica mais deserta no carnaval. A capital recebe um bom número de visitantes e também há muitos moradores que aproveitam o feriadão para conhecer melhor a cidade onde vivem", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

No ano passado, a Torre Panorâmica, um dos cartões postais da cidade, teve aumento de 4,86% no número de visitantes em comparação com 2008. O número passou de 3164, registrados em 2008, para 3.318.


Na Linha Turismo, com ônibus de dois andares que percorrem 24 pontos turísticos da cidade, o movimento desta época chega a ser 60% maior que nos fins de semana normais. Aos sábados e domingos, cerca de 2,1 mil passageiros usam a frota, mas na época de Carnaval, a média de embarques sobe para 3.350 embarques.




"Antigamente, os turistas procuravam somente sol e praia. Hoje, o perfil mudou e os interesses são variados. Muitos aproveitam o Carnaval para conhecer uma nova cidade, um novo destino que ofereça boas opções de compras, gastronomia diversificada, opções culturais. E Curitiba tem tudo isso para oferecer", diz Juliana

De acordo com os dados do instituto, a tranqüilidade é apontada por 58% dos turistas como o principal trunfo curitibano na época da folia carnavalesca. Mas a cidade também tem atrações para os visitantes que buscam diversão com música. Para eles, a noite é movimentada. Guitarras tomam o lugar dos tradicionais tamborins nos variados shows de rock, surf music e psychobilly nos principais bares da cidade.

"Oferecer programações alternativas, que fogem do lugar-comum, é uma boa tática de geração de fluxo turístico na cidade. Os turistas atuais procuram vivenciar novas experiências, além de conhecer novos atrativos", diz Juliana.

Hotéis - o movimento nos hotéis também vem crescendo em fevereiro. Desde 2006, houve um aumento de 45,17% na taxa de ocupação dos hotéis cidade neste mês, com destaque para os dias de carnaval.

Hotéis centrais e menores são os que mais recebem hóspedes no período. Cristiane Alvim Marques, gerente de um hotel na rua Mateus Leme, comemora o movimento deste ano. O estabelecimento terá 100% de ocupação no período.

"São hóspedes que procuram Curitiba para descansar, mas não dispensam um bom passeio pela cidade. Os dias de carnaval são suficientes para eles conhecerem boa parte dos atrativos de Curitiba, principalmente os que ficam nos arredores do hotel. O hotel sempre tem dicas de roteiro", conta Cristiane.

As sugestões de Cristiane incluem a praça Tiradentes, que passou por revitalização. Marco zero da cidade, a praça abriga a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, construída entre 1876 e 1893 em estilo neogótico. O Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques, e a feirinha de artesanato do Largo da Ordem, aos domingos, integram a lista de sugestões.

FONTE BEM PARANÁ

2 comentários:

Carlos Bianchi disse...

Curitiba é sem duvida um exemplo de administração publica e sugiro ao blogueiro a mudança para lá.

PERUIBENSE LIVRE disse...

ainda não, pois possuo alguma esperança.Quem sabe, Peruíbe ainda possa ser salva dessa barbárie.
kkkkkkkkkkkkk