segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CARTA DE GUARAQUEÇABA - CIRCULANDO PELA REDE

REPASSANDO

Peço a vocês que repassem este e-mail. Uma andorinha não faz verão, mas movimenta o céu.

Sou G. M. M., professora do Estado nesta região, não posso me identificar por temer represálias.

O Governo e a Assembléia Legislativa do Paraná não conhecem a região de Guaraqueçaba. É fácil provar isso.

Que benefícios tem Guaraqueçaba por ser uma área de preservação?

Muito pouco, quase nada. Temos uma Fundação Boticário que apenas mantêm o parque de mesmo nome, uma ONG (SPVS), que cuida de 26.000 hectares para a The Nature Conservancy (um grupo de empresas americanas), e não investe em nenhum centavo no social, emprega algumas pessoas como guardas-floresta e nada mais.

Diz-se na região que melhor seria se tivessem nascidos com mico-leão-dourado ou outro animal qualquer. Os Royalties que o município ganha não chega ao povo, mas serve para pagar os salários dos mais chegados ao prefeito.

Não se pode tocar em nada, nem para matar a fome; preserva-se a caça mas onde fica o homem? Não há cursos profissionalizantes nem para os que têm renda, imagine para os que não têm? E a EMATER? É apenas um cadáver a espera de sepultamento.

Venham conversar com o povo. Alcoólatras e viciados em maconha e crack têm muitos por aqui. A economia da região é movimentada pelos aposentados rurais que criam os seus netos e netas que não vêm a hora de cair fora da região.

A Ausência do Governo

Nos quase 90 km de péssima estrada de chão cortam o município de Guaraqueçaba não temos nenhum posto de saúde mantido pelo Governo do Estado, há um Posto Médico em Tagaçaba de Baixo (o segundo pólo mais importante a 46 km da sede municipal), mantido pela Igreja Batista e a Prefeitura.

Quantos já morreram por falta de um soro antiofídico? Que eu saiba, muitos...

Os moradores destas localidades: Cedro, Itaqui, Potinga, Tagaçaba de Baixo e de Cima, Serra Negra, Açungui, Bananal, Morato, Batuva e Rio Verde; preferem encher os Postos Médicos de Antonina. Pagam R$ 21,00 (ida e volta), para chegar lá, quando não vão direto a Paranaguá.

O hospital que o Governo diz estar fazendo em Guaraqueçaba está começando a ruir antes começar a operar.

Não há um só centro de inclusão digital nos 90 Km de estrada, a PR 405, que liga Antonina á Guaraqueçaba. Para piorar a situação, para acesso a internet os moradores da região precisam fazer uma ligação para o município de Antonina, o que torna o acesso discado inviável . É sério pessoal!

A Extensão do Município

O que se faz na sede não beneficia a todos os munícipes. O município é muito grande, além da parte territorial há inúmeras ilhas, cujos moradores em extrema dificuldade precisam se deslocar a sede do município sempre que precisam cuidar da saúde. O mesmo acontece com os moradores das localidades já mencionadas que estão a mais de 40 km da sede municipal. A Prefeitura é um verdadeiro cabide de empregos, 80 % da folha de pagamento é só para pagar funcionários.

Guaraqueçaba Merece Tratamento Diferenciado

A APPA de Guaraqueçaba merece um tratamento diferenciado. Vivemos numa região onde se fiscaliza o mosquito e deixa-se passar o camelo. Sabe-se como vai o papagaio da cara roxa e nada se sabe sobre as nossas crianças que andam com os pés no chão. Mais de 70% das terras de Gçaba são posses não legalizadas onde a maioria dos que lá produzem (banana, mandioca, palmeira real;), o fazem para a subsistência. (A estrada para o escoamento dos produtos é péssima). Quem quer ser produtor rural nesta região meus amigos!

O Governo está pedindo o cadastramento no CADPRO – Cadastro de Produtores Rurais, o não cadastramento fará com que os moradores da zona rural paguem ICMS e percam o benefício especial de zona rural. Numa região em que IDH é o menor do Paraná, imaginem vocês o dano social que isto irão causar a vida dos pobres guaraqueçabanos. O Governo irá roubar o direito dos pobres que vivem na zona rural e por isso merecem pagar luz de zona rural. Vá reinventar a roda em outro lugar quem criou tal idéia.

VAMOS COLOCAR UMA CANCELA NA ENTRADA DO MUNICÍPIO E

DECRETAR FALÊNCIA. QUEM QUISER ENTRAR VAI TER QUE PAGAR.

VAMOS CRIAR AS FARCS DE GUARAQUEÇABA PESSOAL!!!


Por pior que Peruíbe esteja, existem lugares em que a situação é mais grave.

Nenhum comentário: