sábado, 30 de janeiro de 2010

ONG MONGUE , FLÓRIDA E MIAMI VICE


Parte de um comentário do líder da ONG MONGUE, lá no tópico do papai noel . Trata-se do #35 comentário:

"Devemos nos posicionar em defesa das pessoas sensatas que que trabalharam a vida toda e merecem uma aposentadoria digna.
A Flórida é um dos estados mais ricos do EUA e se destaca pelo respeito àqueles que durante anos geraram riqueza para o país.
Para concluir: Os associados do Clube da Terceira idade de Peruíbe recebem de salário mensal aproximadamente 60% do orçamento do município.
qualquer administrador de inteligência mediana criaria condições para que estes e muitos outros movimentassem nossa economia com respeito ao meio ambiente."

Olha, como todos que visitam este blog já sabem, sempre quiz saber qual era a proposta da ONG MONGUE para o "desenvolvimento sustentável" de Peruíbe. Demorou, mas finalmente vejo a "solução" da MONGUE, que só surge agora, depois ficar mais do que estranho, esse negócio do sujeito se dizer contra tanta coisa, e ter tão pouco - ou quase nada - para propor como alternativa. Pois é, tinha que dizer alguma coisa. Uma idéia tosca, sem um grande futuro, mas ja é alguma coisa.

Vamos analizar isso por partes. Vejam esse trecho:
"Devemos nos posicionar em defesa das pessoas sensatas que que trabalharam a vida toda e merecem uma aposentadoria digna."

 
O problema, caro senhor, é que não dá para criar um filtro, o qual permita que apenas os "aposentados sensatos" venham morar aqui. Não dá. E Peruíbe está cheia de aposentados paulistanos, do ABC e de outros cantos, MUITO INSENSATOS. Não falo de todos, é claro, mas daqueles tipos que adoram HUMILHAR OS NATIVOS. Tenho certeza que o senhor conhece alguns desses, que pensam que podem nos tratar como um SUBPROLETARIADO, ignorante e merecedor de migalhas. Depois, se perguntam como é que a idéia do PORTO BRASIL se tornou tão popular. Motivos não faltam, os insensatos ajudaram.

Contratam domésticas para limparem suas belas casas por apenas um salário mínimo, QUANDO PAGAM ISSO, e não costumam respeitar a CLT, o que inclui REGISTRO DA CARTEIRA DE TRABALHO.

"Muitas delas são moças jovens, podem arrumar algo melhor DEPOIS ( um depois que para várias delas nunca chega), e eu - aposentado insensato falando - que trabalhei DURANTE ANOS SEM REGISTRO? Todo mundo tem de passar por isso. Eu já passei, minha mulher já passou, agora é a vez delas".

E também ocorre que vários desses "merecedores de aposentadoria digna", criam empreendimentos aqui, onde também predomina o DESRESPEITO A CLT. Em Peruíbe, os empregados no comércio usam correntes invisíveis. A situação dos comerciários peruibenses durante a temporada de verão beira a condições análogas à escravidão. A jornada de trabalho no nosso comércio parece não ter mais limites. Muitos dos nossos comerciários trabalham durante a temporada sob condições desumanas, com pouco tempo até para se alimentar.


No Centro da cidade, há lojas abrindo a partir da manhã e funcionando até tarde da noite sem mudança de turnos. Muitos labutam até meia noite, o que até coloca em risco a integridade física desses trabalhadores em seu retorno para casa. Nesta maravilhosa terra, vemos lojas que estão funcionando de domingo a domingo, sem pagamento de adicionais e sem concessão de folgas. Tanto esforço tende a criar sérias conseqüências para a saúde desses empregados que, mesmo assim, são obrigados a seguir as determinações dos patrões, sob risco de serem demitidos. E muitos desses patrões insensatos são APOSENTADOS.


Estamos com um problema sério aqui. O sujeito bate a mão na mesa e grita: Sou aposentado !!! Como se ser aposentado - em Peruíbe, principalmente - fosse sinônimo de ser descente. O comportamento de diversos idosos "indefesos" que vivem por aqui só confirma o que eu escrevi, já temos desses tipos demais.

Neste momento, vc que está lendo este BLOG atrevido deve estar se perguntando o que este texto tem a ver com o seriado oitentista MIAMI VICE. Tenha fé, que eu chego lá. Vamos agora para a parte da Flórida. Tenha fé, caro leitor.

"A Flórida é um dos estados mais ricos do EUA e se destaca pelo respeito àqueles que durante anos geraram riqueza para o país."
Só faltava essa, seremos a Flórida do futuro, graças a ajuda dos aposentados !!! Se depender dos que eu citei anteriormente, esqueçam já. E é preciso dizer que não foram os aposentados dos EUA que enriqueceram aquela península pantanosa: foi a DISNEY, a NASA e a ELITE EXILADA CUBANA que tornaram possível esse crescimento. Nos anos cinquenta, Miami (estou chegando lá !!!) já estava CHEIA DE VELHOS, e era MODORRENTA. Essas pessoas iam para lá, atraídas pelo "sossego" (já escutei isso antes), e para fugirem dos invernos rigorosos. Foi preciso mais do que a grana eles para geração de riqueza local.


"Para concluir: Os associados do Clube da Terceira idade de Peruíbe recebem de salário mensal aproximadamente 60% do orçamento do município."

 
Essa informação só serve para demonstrar a desgraça social deste município, que se diz BAIXADA SANTISTA, mas possui fortes similaridades com o VALE DO RIBEIRA. É revelador ver que o grosso da classe média peruibense tenha chefes de família que não necessitam ter seus rendimentos gerados aqui para cobrirem seus gastos mais básicos. A economia de Peruíbe é incapaz de sustentar todos os nossos cidadãos de classe média, apenas com os valores que gera. Essa situação não ajuda, que o digam as domésticas do início do texto, que normalmente só têm chances de subirem na escala social se migrarem.


"qualquer administrador de inteligência mediana criaria condições para que estes e muitos outros movimentassem nossa economia com respeito ao meio ambiente."
Quer saber, dá mais futuro transformar Peruíbe em um centro de comércio e serviços do Vale do Ribeira, do que aumentar a dependência da cidade desse grupo, o dos aposentados, historicamente contrário à mudanças. Ele já movimenta um bocado a economia, e não vejo empregos fixos surgindo disso.


Quanto a MIAMI VICE, esse seriado famoso, parte da cultura POP dos anos oitenta, um dos motivos de eu citá-lo é para explicar, que não é possível chegar sequer próximo da prosperidade lá apresentada, sem soluções mais críveis. Continuaremos longe desse PRIMEIRO MUNDO TROPICAL , pois quem se interessar em estudar história, saberá que a Flórida não evoluiu apenas com a ajuda da sua turma do pijama. O BURACO É MAIS EMBAIXO.

Ah, sim, eu estava me esquecendo: "Antes que digam que eu quero cidade de velho e outras ignorâncias já adianto: Este é apenas um caminho que pode trazer imensos lucros e projeção ao município… Concentração de Ozônio, Lama Negra, Ar puro, mata atlântica, sequestro de carbono…"


Isso tudo é um amontoado de clichês, que até tornam o enlatado dos tiras estilosos muito realista, apesar das fantasias lá apresentadas. Tirando a proposta indecente de "sequestrar o tal do carbono" (me fingindo de ignorante, kkkkkk), o resto é mais velho do que a proposta para fábricas. Esse aí abriu o sarcófago, só pode ser.


Já sei, esta cidade poderia servir para as filmagens de um incrível filme, o PERUÍBE VICE. Os protagonistas seriam dois policiais caiçaras, que teriam como missão solucionar o sequestro de um tal de CARBONO. Pô, até que enfim uma idéia boa.....kkkkkkkkkkkk.





Nenhum comentário: