sábado, 30 de janeiro de 2010

Chuva cria desabrigados no Vale do Ribeira: janeiro de 2010

Temporais
Vale do Ribeira já tem mais de mil desabrigados por causa das chuvas

Fonte: Agência Estado


O rio Ribeira e seus afluentes voltaram a subir, em consequência das chuvas, e o número de pessoas atingidas pelas cheias já passa de mil no Vale do Ribeira.

Em Registro, quatro bairros ribeirinhos estão alagados. Pelo menos 400 pessoas estão abrigadas no ginásio de esportes e em duas escolas. O rio, que baixou durante a madrugada, subiu quase um metro após as chuvas desta quinta-feira e os desabrigados não podem voltar para casa.

Em Sete Barras, as águas do Ribeira transbordaram e cobriram as estradas rurais. Os bairros Etá, Itaguá, Lambari e Dois Irmãos ficaram ilhados. Plantações de banana estão submersas. Na área urbana, um deslizamento atingiu quatro casas. Os imóveis foram interditados pela Defesa Civil e as famílias - cerca de 20 pessoas - foram levadas para um clube. Na Vila São João, dezenas de casas foram alagadas.

O rio Juquiá, afluente do Ribeira, transbordou e atingiu 800 hectares de bananais no município de Juquiá. Quedas de barreiras e rompimento de tubulações deixaram intransitáveis centenas de quilômetros de estradas rurais. Casas e estabelecimentos comerciais foram alagados na área urbana. A cidade contabiliza 35 desabrigados e 120 desalojados. Em Iguape, a cheia do Ribeira isolou os bairros rurais de Jaerê e Peropava. Dezenas de famílias foram retiradas de barcos. A Defesa Civil ainda contabiliza os desabrigados.

Nenhum comentário: