sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Somos o povo que vagueia




“Verão Pra Você 2010” em Peruíbe





A Prefeitura de Peruíbe preparou shows, trio elétrico e muita festa para marcar a virada do ano. No dia 31, a Festa da Virada terá trio elétrico, show da Banda Akaraxé e a contagem regressiva para 2010. O show Piromusical é a novidade na passagem do ano, onde a queima de fogos será no ritmo da música. Nos dias 1 e 3 o trio Elétrico agitará os primeiros dias do ano, trazendo música e animação para todos os gostos. Já no dia 2 de janeiro a cantora Nanda Bel, que foi destaque no rodeio de Barretos, irá empolgar o público com muito Axé. Durante todo o verão shows e atividades esportivas acontecem na praia. Tudo isso e muito mais no “Verão Pra Você 2010”.



Dia 31 – Banda Akaraxé e Show Piromusical

Dia 01 – Banda Akaraxé

Dia 02 – Nanda Bel e Banda

Dia 03 – Grupo Quebra SwingueiraLocal: Praia do Centro, a partir das 23h00.



É o mesmo de sempre, a mesma rotina, a mesma bobagem, de uma administração que gasta um bocado DE DINHEIRO PÚBLICO na estratégia do barulho, bebida (fornecida pela iniciativa privada) e pouca ou nenhuma repressão à baderneiros, como forma de atrair forasteiros- e o dinheiro deles - para cá.

A Temporada de verão é para Peruíbe, como barril de petróleo com preço alto é para a Venezuela. A grana entra a rodo; só empresário muito incompetente não lucra; a maioria dos mais humildes conseguem trabalho; é aquela alegria.

Mas aí, o preço do barril cai , digo, chega a QUARTA FEIRA DE CINZAS, que simboliza o fim do veraneio....e volta o ambiente de "localidade fantasma", na qual só falta vermos aquelas bolas de feno rodando nas ruas. Trabalhadores são dispensados, lojas fecham, e vemos o fenômeno social
da busca por outros lares, outras terras, se repetindo.

Falo dos moradores que, novamente tendo de encarar a ociosidade do desemprego, vendo as suas aspirações adiadas e planos frustrados, abandonam a teimosia típica dos que adoram este balneário, desistem da luta por melhores condições de vida por aqui e escolhem o caminho da estrada. Caem fora, puxam o carro, levantam âncoras.

"Somos o povo que vagueia", dizem os pigmeus em um poema, no qual lamentam a partida para o céu do Deus deles, lhes deixando fracos e tristes. E nós lamentaremos ainda mais, por sermos uma gente entregue a inércia, gente incapaz de lutar para alterar esse estado de coisas em Peruíbe.

Não somos pessoas capazes de sairmos pelas ruas e transformarmos este lugarejo. Como já citei, faz um certo tempo que ocorreu uma manifestação da ECOSURFI, algo que de nada nos serviu na prática, já que se trata de uma organização que defende a ecologia mas, curiosamente, se esquece de lutar pela aplicação de um certo "desenvolvimento sustentável", como alternativa ao PORTO BRASIL, e até para essa invasão de turistas bagunceiros. Mas ela não se interessa.

Como consequencia a solução para muitos dos nossos continuará a ser a da migração.

Continuaremos a ser o povo que vagueia. É o nosso castigo, a nossa punição.

Nenhum comentário: