segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PERUÍBE e a AGROFLORESTA


Acho que muita gente que visitou ou ainda visitará este blog, jamais ouviu falar da AGROFLORESTA. Na minha lista de sites recomendados, incluí dois links sobre o assunto (Agrofloresta.net e Cooperafloresta), o qual merece atenção, em um município como o nosso, com sérias questões ecológicas (embora a minha visão ecológica seja contrária a das ONGS, pois PERUIBENSES PRECISAM SOBREVIVER) e uma grande área rural. Reproduzo abaixo um texto do site MIDIA INDEPENDENTE:

"O que é Agrofloresta?
Por Daniella Hiche 18/05/2006 às 22:14




A agrofloresta é um resgate do equilíbrio entre o homem e a terra.

Assim como nós, a natureza está em um estado constante de mudança. Na natureza, chamamos esta dinâmica de sucessão natural.

É sabido que uma proporção enorme de verde já foi destruído e, infelizmente, não é possível reconstruir o que perdemos da Mata Atlântica. Mas através da agrofloresta é possível reproduzir esse ecossistema e, ao mesmo tempo, gerar uma agricultura sustentável, com plantas próprias para nosso consumo. Isso quer dizer que, para reproduzir a Mata Atlântica, podemos usar plantas que são próprias para nosso consumo e que ajudam plantas nativas da Mata Atlântica a estabelecerem sua sucessão natural.

Ernst Götsch, um dos pioneiros na área de agroecologia no Brasil, dá a dica de que para entender a relação entre o homem e a terra é preciso observar e estar aberto para aprender com a natureza. Para que uma agrofloresta se desenvolva, é necessária a observação da sucessão natural das plantas na Mata Atlântica.

O alimento de uma agrofloresta é livre de qualquer produto químico e possui um valor nutricional superior aos produtos da agricultura convencional.

Alguns produtores do Vale do Ribeira praticam a agrofloresta para preservar o que resta da Mata Atlântica. A preocupação destes agricultores em resgatar o equilíbrio entre o homem e a natureza também se observa na forma em que os produtos são vendidos: de uma maneira transparente e justa.

Ecohumanismo, Cooperafloresta e Sítio Bela Vista:

O Ecohumanismo é uma rede de voluntários que, através de atividades como esta, busca práticas e estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, tanto em áreas urbanas como rurais. O Ecohumanismo é uma frente de ação do Movimento Humanista, cujos três princípios básicos são: a não-violência, a não-discriminação e o ser humano como valor central. O Ecohumanismo une em seu nome as atividades em prol do meio ambiente e do ser humano, já que um não vive sem o outro. Para nós, o ser humano não é visto como um predador, mas como um ser histórico e social, com plena capacidade de reconstruir os danos já causados ao meio ambiente e de pensar formas harmônicas de se viver no planeta.

Através do Ecohumanismo, alguns dos produtores da Cooperafloresta, na região da Barra do Turvo, SP, e do Sítio Bela Vista, em Cananéia, SP, trazem para a cidade produtos que existem em abundância em suas agroflorestas. A circulação desses produtos promove o intercâmbio entre agricultores e consumidores de forma solidária, difundindo a importância da agroecologia no Vale do Ribeira para a proteção do que resta da Mata Atlântica e expandindo a idéia e prática das agroflorestas para outras regiões do país.

Os produtores agroflorestais deste projeto são os primeiros do Estado de São Paulo a participar da Rede Ecovida de Agroecologia ( http://www.ecovida.org.br/). A EcoVida é uma certificação orgânica de produtos agroflorestais participativa que conta com aproximadamente 3000 agricultores dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e agora São Paulo. Além dos produtos, você está convidado a participar de palestras, atividades e visitas às agroflorestas, como uma forma de promover este resgate do equilíbrio entre o homem e a terra."

© Copyleft http://www.midiaindependente.org/
É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Seria a Agrofloresta uma alternativa ao Porto Brasil? Uma solução ecológica? Acho que pode ser uma das alternativas; e o que espanta é que essa proposta de "desenvolvimento sustentável" está sendo feita por mim, e não por alguma ONG pretensamente salvadora, a qual, logicamente, devia ter interesse no assunto.

Visitem o link:
cooperafloresta

Um comentário:

Paulo disse...

A harmonia consigo mesmo é o passo inicial.
A mente, a razão e os sentimentos nos diferentes fases do viver é a lição fundamental da sociedade atual.
Hoje, com o avanço da Ciencia, vem demonstrando o conhecimento das Leis da Matéria que são imutáveis, mas as leis feitos pelos homens para os seus interesses vem mudança constantemente na fase atual.
O sistema seja da florestas, da água, dos minerais, dos animais, da vida social obedecem a conjuntos de ciclos.
Na interrupção dos ciclos que sentimos as atuais consequencias das chuvas, das secas e outros.
Desta forma aqui, no Vale do Ribeira, existe uma das melhores sistemas sustentáveis para serem expandidos para outros pontos do país.
Por outros lado, a participação da população em forma organizada será fundamental para o sucesso do sistema.

Paulo Higa
CIVIDA - Pedro de Toledo