segunda-feira, 16 de novembro de 2009

V FESTA CAIÇARA EM PERUÍBE: DIFÍCIL PRESTIGIAR



No último sábado, fui à V festa caiçara, na escola municipal de ensino infantil (EMEI) Barão de Mauá. Tal evento foi uma demonstração, de como certas festividades carecem dos recursos adequados, apesar da sua evidente popularidade.

O local estava LOTADO, não tinha onde caber tanta gente. A comida estava boa, mas acabou logo. Minha mãe até comprou um pacote com a farinha MANEMA, alimento típico do caiçara.

O grande problema é que o espaço DEIXOU A DESEJAR, nem deu para ficar e assisitir a apresentação dos Violeiros. A pouca ventilação contribuiu para um ambiente abafado, e a acústica....meu, que barulheira ! Quem ficou para assistir a tudo tinha muita paciencia.

Mas é no que dá, quando se trata de um evento para os "nativos", e não para os turistas.

Vejam esta notícia, que esclarece o meu raciocínio:




Festival de Inverno lota Espaço Chico Latim


Por: Depto. Imprensa - Prefeitura Municipal de Peruíbe




"O Coral do Servidor completou um ano desde a sua formação e comemorou seu aniversário no primeiro dia do Festival de Inverno 2009. Além dos servidores, outros músicos e coralistas subiram ao palco do Espaço Chico Latim e esquentaram o último sábado (6). Mais de 800 pessoas prestigiaram a festa.
O evento foi organizado pelo Departamento de Turismo, sendo mais uma realização da Prefeitura Municipal de Peruíbe, que contou com o apoio da Associação Comercial e dos comerciantes, Rosa Flor, Black and White e Badu. O Coral do Servidor contou com a ajuda da Caixa Econômica Federal.
Entre uma apresentação e outra do Coral do Servidor, os corais Meninos Cantores de Frei Giorgio, Nosso Lar, Vozear e Núcleo da Terceira Idade; a Banda Musical Municipal; o Trio de Cordas de Registro e o Madrigal Ad Libto abrilhantaram a noite. A última canção, o hino dos corais, foi entoada por todos os coralistas, com a regência da maestrina Elizete da Silva.
No domingo, a festa foi feita pela banda Sananda, que levou aos presentes a energia do pop-rock. O público se empolgou durante o show, o que levou o grupo a aumentar o repertório. Atendendo a pedidos, cantaram músicas de artistas famosos, que agitaram ainda mais à noite.

Na próxima sexta-feira (10), a atração será o Grupo Influência, que promete animar os fãs de pagode. No sábado (11), Peruíbe receberá a banda paulistana de pop-rock Play Ground, patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura. No domingo (12), o Coral da Alfândega subirá ao palco para fechar o fim de semana com chave de ouro."


O Espaço Chico Latim fica bem ao lado e, francamente, poderia ser utilizado. Mas, como o aqui citado evento escolar e cultural não tinha aquele, digamos assim, APELO TURÍSTICO, acabou, francamente, sem a atenção merecida. Assim, FICA DIFÍCIL PRESTIGIAR.

E o MUITO IMPORTANTE E ESSENCIAL PERUÍBEFEST chegando. Pois é, em Peruba city existem outras prioridades....precisamos atrair turistas. O que for para o prazer deles, sempre merecerá mais atenção...e recursos...muitos recursos.

Quem sabe, em 2010, possa ser diferente....quem sabe.

Nenhum comentário: