terça-feira, 3 de novembro de 2009

PERUÍBE OITENTISTA E OS TEMPOS GLORIOSOS DO SUPERCINE (ÉPOCA EM QUE A REDE GLOBO PRESTAVA)




Todo morador de Peruíbe que possuía TV nos anos oitenta lembra dos tempos áureos do SUPERCINE. Dizer que a noite de sábado era silenciosa jamais foi exagero. Eram noites muito sossegadas, sossegadas até demais, e as crianças, sem terem aonde ir, em uma cidade na qual mesmo os adultos não tinham muitas opções para baladas, ficavam em casa, vendo TV.

A novela acabava exatamente às nove e meia da noite, e creio que todas as crianças assistiam a essa sessão televisiva, que era um barato !!! Os filmes do programa naquela época eram até assunto nas escolas na segunda, tamanha era a sua audiencia. Era uma das nossas janelas para a cultura POP oitentista, numa cidade na qual nem todas as emissoras da época "pegavam".

Até hoje, é mantida a mesma musiquinha de abertura, que eu costumava imitar. Deve ter sido o meu primeiro contato com o JAZZ (postei a musiquinha no video acima). E os filmes ... que a familia toda assistia.

Teve o clássico "Mercenários das galáxias", exibido em 1985 (supercine começou em 1984), no qual o protagonista, interpretado pelo "John Boy" da série WALTONS, teve que ir recrutar mercenários para salvar seu planeta, AKIRA (nome do cineasta japonês que dirigiu o fime OS SETE SAMURUAIS, no qual o roteiro se baseia) de ser conquistado por um tirano espacial de tendencias nazistas. Meu, filme de ficção científica cabeça !!!! E eu o vi no supercine.

Também assisti ao lendário AS SETE FACES DO DR. LAO, no qual um velhinho Chinês (clara referencia ao filosofo LAO TSÉ, autor do livro TAO TE CHING), impede que um vilão (que se regenera no final, vejam só !!!) leve na conversa toda a população de uma cidadezinha "velho oeste" dos EUA, se utilizando de um curioso circo povoado por figuras estranhas e sobrenaturais. Sei que tem peruibense que se lembra desse também, que também passou em 1985.

Bons e ingenuos tempos, de uma interessante cultura cinéfila, que não voltam mais.

Nenhum comentário: